Memórias de meu pai

Imagem Google


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas


Memórias de meu Pai
22/09/1910-  22/06/2000



22 de setembro de 1910  em Agudos-SP nascia Francisco, meu pai, filho de Sebastião e Maria Elidia tendo por irmãos mais novos Pedrina  e João. Um dos causos mais remotos que contava pra gente foi um de quanto era pequeno, a avó lhe deu uma caneca de leite, mas como não tinha enchido até em cima, ele começou a reclamar, dai viu em cima do rabo do fogão de lenha o saci-pererê acendendo seu cachimbo.
Muito pequeno ainda, certo dia amanheceu e não tinha mais a mãe. Ela tinha aproveitado a calada da noite para fugir de casa levando o filho mais novo João. Naquela  época tanto o pai dele como eles mesmos estavam muito doentes. Moravam num local desabitado no meio de uma mata, dai então o pai deles ( meu avô) resolveu pegar as duas crianças e sair caminhando pra tentar  chegar a casa de uma irmã dele que morava bem distante em outra cidade,
Foi uma caminhada difícil, meu avô, já bem atacado pela doença ia caindo pelos caminhos com muita febre. As crianças, meu pai e sua irmã, iam colhendo os frutos do mato  e pegando água nos riachos  pra poder  vencer a caminhada
Então num  certo trecho do caminho encontraram com um homem a cavalo que morava ali nas redondezas. O homem se compadeceu da situação deles e levou-os ate sua casa onde deu-lhes comida e pouso. Na manha seguinte arriou mais um cavalo e os ajudou a atravessar uma mata que era muito perigosa. Deu-lhes também provisão para seguirem viagem  e após a travessia, voltou para casa. Os três seguiram caminho e assim conseguira m chegar  ao seu destino
Meu pai contava que quando menino na cidade de Lençóis Paulista, onde moravam seus tios,  ele ajudava os viajantes que chegavam na estação ferroviária   até chegarem ao local que queriam. Meu avô faleceu muito cedo, meu pai teve que cuidar de si mesmo. E assim foi morando de hotel em hotel, trabalhando aqui e ali, já na cidade de Marília em sua juventude, onde ele conheceu minha mãe.
Casaram-se em Cabrália Paulista, mesmo residindo em Marília, por opção da família. Residiram em principio em Marilia, depois Padre Nóbrega, depois Pompeia e finalmente lá pelos anos 1940 meu pai se fixou aqui em Tupã onde 10 anos depois eu nasci.
Tenho na memória  quase todas as suas histórias de juventude que ele nos contava, quando a gente se reunia na  beira do fogão a lenha em tempos friorentos. Um dia ainda continuo a narração do que foi sua  linda historia de vida.
Hoje resolvi escrever este texto, nesta data que comemoramos a sua vinda ao mundo, pra homenagear esse homem lutador, bom, trabalhador e íntegro que foi meu pai.
Onde estiver meu pai, receba sempre todo o nosso amor.


22/09/2019  -domingo -14:28

Comentários