#quintal contos e microcontos


 Meus Contos
e microcontos


A imagem pode conter: flor, planta, árvore, grama, atividades ao ar livre e natureza




Palavra do dia: Desafio de domingo
Escreva  pequeno texto que contenha as palavras:
Recibo, estado, som, peso, contar

Ele não ia passar  RECIBO que estava naquele  ESTADO  desesperador. O PESO daquela revelação, entretanto, estampava-se em seu rosto. Sentou-se no volante  do carro que estava estacionado na porta de sua casa e chorou. O  SOM alto de uma canção que foi trilha sonora de todos os bons momentos que passou, agora no rádio podia-se ouvir. Não, não, ele não ficaria ali para  CONTAR  ao mundo que havia falhado com seu amor. Implorou-lhe perdão, mas foi tudo em vão. Ligou a chave do carro e tomou a direção do mar. De lá do alto da serra contemplou o mundo e acelerou forte, sempre mais, cada vez mais.


29/01/2018 – domingo -  12:59



Palavra do dia: Estrada


A passarada delineava a estrada.
No horizonte buscar certezas
Deixar pra trás todas as mágoas

Virar  os bolsos todos pro avesso
Abrir os braços pro recomeço
Deixar o sol estampar no rosto
Felicidade, riso, beleza
Meu coração  já não mais partido

Fechar as cortinas. Criar novas rimas
Minha poesia agora  é só alegria
Renascido, pra um novo tempo
Sigo


30/04/2018 – segunda –feira -12:45



Palavra do dia: Torre


Na estrada da sua vida havia uma torre no final. Durante todo o trajeto, de cada obstáculo que encontrava, conseguia abstrair uma mensagem de estímulo. Foi deixando no lugar das pedras que encontrava, sementes de amor e bondade para todos que encontrava  pelos caminhos. Aprendeu também que o sorriso era a melhor arma  para combater todas as tristezas que insistiam em chegar. O relógio do tempo foi devorando as horas, meses e anos. De repente parou e olhou para trás revendo cada momento vivido. Despido de tudo que pudesse entravar  seu caminho, com seu melhor sorriso  foi escalando aquela torre, final de viagem, um  portal pro paraíso.


01/05/2018/ -quarta-feira – 12:45




Palavra do dia: Mensagem



Havia uma mensagem oculta no sonho daquela noite. Era mesmo assim, ele chegara numa reunião de parentes, talvez um almoço dominical, talvez alguma comemoração, todos já estavam acomodados em  varias mesas separadas. Quando o convidaram para sentar  ele olhou bem pra todos e disse assim: Vou ficar aqui junto aos desencarnados.

02/05/2018- quinta-feira – 12:27




Palavra Do dia: Tortura


Tortura-me esta indiferença tua
Quando passas por mim pela rua
Fingindo sequer me ver
E eu fico te seguindo com o olhar
Até na próxima esquina  te perder
Sentindo  o meu coração transbordar
Todo o amor que sinto por você.

Tortura-me ver-te em outros braços
Sempre envolvida em tantos abraços
Mesmo crendo que seja por amor
O sentimento que simulas com ardor

Pra mim que provei  todos teus beijos
Que mergulhei louco em todo teu corpo
Confesso meu amor sem qualquer pejo
É torturante sufocar o meu desejo



03/05/2018 –quinta-feira -16:05



Palavra do dia: Gota



Gotas de chuva que cai nas vidraças
Mágicas cenas  da infância minha
Inda hoje elas caem ,inda hoje embaçam
Inda hoje ali desenho as mesmas linhas

Pássaros, casas, corações  e nomes
Flores, navios, uma palmeira, um rio
Coisas que o tempo inda não consome
Lindas emoções que dão- me arrepio

A mesma imagem na chuva inda vejo
Naquele compasso e gingar perfeito
Levando meus sonhos atrás dos seus passos
Que finge não ver meu jeito  apaixonado


04/05/2018 – sexta-feira – 13:19





Palavra do dia : Zero


 É  Zero hora, quando tudo se inicia: contagem do dia, sonho, silêncio, poesia, a gota que pinga na pia na sua melodia vai rompendo a quietude num compasso tão sereno. Então tudo fica mais ameno, transcendo, viajo, voo. Mágicos momentos que se eternizam noite afora. Vou- me embora nos mais diversos caminhos, revejo afetos, recebo abraços, conselhos, afagos. E acordo, volto, pelo menos por ora inda tenho voltado;  tenho sido abençoado


05/05/2018 – sábado -21:20





Desafio de domingo: Meu bairro


A minha rua mora dentro do meu bairro que é muito aconchegante. Ali me guardo, meu refugio, onde as noites meu corpo descanso. Ali deixo meus passos nas minhas idas e voltas dos dias. Da minha rua até a avenida principal da cidade é um “pulo”. Meu bairro é calmo,  repleto de bons vizinhos. Quando pra ali me mudei, naquele espaço, senti-me aconchegado. Não tem barulho de buzinas de carros, nada ali me azucrina, nada me tira do sério. Quando saio do meu recanto, sinto um tanto de saudades. Quando venho voltando, tudo em mim se acelera, parece que sinto meu bairro estendendo os braços e como se pudesse, abrindo um largo sorriso, como se estivesse triste pela longa espera.


06/05/2018 – domingo – 23:56






Palavra do dia: Sabor



O sabor doce da juventude conservou no seu  coração. As pernas já estavam meio doloridas, a pele meio flácida, os olhos fundos, mas lá dentro da alma uma melodia dirigia os passos do seu dia a dia. Mesmo que não houvesse amanhã não importava muito, o seu hoje era muito intenso.
Na sua moradia, o seu fiel  companheiro preenchia os seus momentos de solidão. Ele cozinhava pra ele, acordava pra ele  e até estabelecia diálogos  que o amigo parecia perfeitamente entender.
Todas às vezes na sua chegada da rua, aquele alegre abanar de rabos, aquelas doces lambidas em suas mãos, por vezes até aqueles dentes à mostra num belo sorriso. Não tinha mais ninguém de seu no mundo,  mas tinha aquele afeto que sabia ser eterno.
Viradas as páginas de cada dia seguia-se aquela feliz rotina., mas o inverno sempre chega um dia, devagar, sem   se perceber ele vai tomando conta. O corpo cada vez mais fraco   e aquele doce sabor preparando a alma pra grande viagem.  Sentados assim um  ao lado do outro foram  encontrados já sem vida no interior  daquela velha residência. O elo que os uniu em vida não se rompeu com a morte.

07/05/2018- segunda-feira -22:57





Palavra do dia: Palacete



No meu palacete ao pé da serra
Nas proximidades do riacho
De noite  sinfonia dos sapos
De dia quem canta são pássaros

Luz  da lua em meu telhado
E um lindo céu de estrelas
Formam a mais linda tela
Meu pedacinho encantado

Mas também quando amanhece
Até antes que o sol desperte
Escancaro minhas janelas
Pra vida toda entrar por ela 

Eu posso não ter riqueza
Aqui a  felicidade impera
Vais gostar tenho certeza
Do meu palacete ao pé da serra


08/05/2018 – terça-feira – 18:13






Palavra do dia: frescor



Abriu a porta, olhou a rua, jogou os passos no frescor da madrugada. As luzes da cidade ainda estavam acesas, o dia já insistia em amanhecer.
Foi digerindo quarteirões, imerso em seus pensamentos. Estranho é que cruzava algumas pessoas que parecia conhecer, mas não de agora. As ruas também se enveredavam por construções estranhas a ele.
Tudo isso só podia ser um sonho, mas nem  se lembrava de ter deitado. Saíra de sua casa pra caminhada e agora tudo parecia diferente, Precisava voltar, mas porque os seus passos não obedeciam a sua vontade.
Sentia-se tragado por uma força estranha. Um suor frio descera na sua fronte. O seu coração estava disparando, as forças  também cessavam. Era um sonho sim, precisava acordar, mas onde será que estaria indo. A rua terminava numa porta que se abriu conforme ele se  aproximava. Foi tragado pra dentro dela e arremessado escada abaixo.  Um sobressalto, um grito assustador o colocaria desperto sentado em sua cama.



09/04/2018 – quarta-feira  -10:46





Palavra do dia - Chuva


A chuva batia na vidraça. Passava da meia noite. Da sua sacada podia divisar perfeitamente o que se passava na sacada do prédio ao lado. Será que ela estaria lá como da outra vez que choveu forte. Seus olhos faiscavam de tanto desejo. Levantou-se e foi até sua janela. Não se enganara, lá estava ela, nua, belíssima a mercê da chuva que caia. Pegou o binoculo para trazê-la mais perto e se deliciou com aquela cena magnifica. Uma verdadeira obra de arte de escultural beleza. Uma deusa. Não se deu conta do tempo que passou. Depois de tudo, quando a sacada do prédio ao lado já estava vazia  ele retornou pro seu leito e foi busca-la no sonho pra que a noite terminasse perfeita.



10/05/2018 – quinta-feira – 16:28




Palavra do dia: perfil


Não!  Aquela não era a doce menina que conhecera há algum tempo. Não era esse o seu perfil. O que será que aconteceu pra ela começar a agir assim. Será que envolvera o seu verdadeiro eu  numa casca somente pra poder conquistá-lo? Portava-se fria com a fragilidade dos outros, demonstrava não possuir nenhum daqueles traços que o conquistara. Só podia ser um pesadelo tudo aquilo. Ele sentou-se, colocou as mãos no rosto e ficou assim sem saber o que pensar.  Estava angustiado. De repente sentiu uma voz que lhe chamava como se estivesse tão longe: “ Acorda amor, senão vai se atrasar pro trabalho””

11/08/2018 – sexta-feira – 11:20





Palavra do dia: tarde

Tarde demais pra se arrepender. Estava num caminho sem volta. As drogas haviam acabado com sua saúde. O médico foi categórico, tinha poucos meses de vida. Agora nem dava pra ajuntar os cacos, restava-lhe viver com intensidade o pouco tempo que ainda tinha de vida. Resolveu fazer as pazes com a família, foi acolhido de braços abertos, esqueceram de todas as mágoas do passado, mal sabiam eles que o filho amado estava de novo de partida pra nunca mais voltar.


12/05/2018 – sábado – 14:02




Imagem do dia
A imagem pode conter: céu, nuvem, natureza e atividades ao ar livre
SONHO



Existe um  lugar, onde o céu tem mais estrelas, onde as nuvens são mais belas. Um lugar onde teus olhos junto aos meus completamente unidos enquanto uma canção nos leva num ritmo envolvente numa dança alucinante.  Depois, será de folhas e flores o leito que nos dará descanso após o final deste lindo sonho.

13/05/2018 –domingo -  18:10






Palavra do dia: Envelhescência


Aos quase setenta, lembra-se dos doces anos   de sua adolescência.  Apesar dos anos que acumulara tanta experiência, neste tempo de envelhescência  inda sentia na alma o ritmo das canções , o prazer da dança, o gosto pelas palavras, pelas historias  de vida e a esperança  de dias sempre melhores. Todo tempo tem suas delicias, é preciso encontrar as forma de aproveitá-las  por inteiro.


14/05/2018 – segunda-feira – 11:40




Palavra do dia : Tentativa


Era mais uma tentativa, mas não podia desistir, precisava de qualquer forma trazer o filho de volta à vida.  Apesar dos médicos já terem diagnosticado  que era depressão, o mal que  acometia o rapaz, a esperança de cura sempre era uma chama  que não se apagava.   Procuraram outras alternativas também que pudessem ajudar o tratamento medico. A fé que tinham foi a mola mestra pra tudo. Com o passar do tempo, o rapaz foi saindo daquele estado que se encontrava, a luz voltou a brilhar em seus olhos, o sorriso nos seus lábios e a paz voltou a reinar naquele lar.

15/05/2018 – terça-feira – 10:15





Palavra do dia: compromisso


Eram jovens demais pra assumir um compromisso mais serio, mas havia muito amor naqueles corações.  Chegou um tempo que tiveram  que se separar, de acordo com suas opções de estudo. A distância aos poucos se tornou imensa, as noticias que chegavam aos poucos foram se rareando. Ela percebeu num determinado ponto que ele jamais voltaria. O país na crise que estava, e ele tão bem situado n o outro lado do mundo jamais iria querer voltar pra este lado do planeta. Certamente já nem se lembrava de que ela existia. Sete anos se passaram. Ela já formada médica atendia como plantonista num hospital. Um grave acidente na estrada  acontecera naquele dia  e os feridos foram trazidos para la. Quando adentrou a sala de cirurgia  e viu o rosto do rapaz que estava ali pra se r operado em caráter de urgência perdeu até a cor. Era ele, seu ex-amor, aquele que a deixara todo aquele tempo sem noticias.

16/05/2018 – quarta-feira – 20:15





Palavra do dia: Satisfação


A mulher passava em frente da casa do vizinho, e ele ficava dirigindo aqueles olhares maliciosos pra ela. Isso  a incomodava muito, um dia ela falou pro marido que não suportava mais ver aquele cara plantado no portão toda vez que ela passava. O marido foi tirar satisfação, passou a mão num revolver que tinha no caminhão e foi com tudo pra cima do vizinho Dom Juan. Não deu outra, conversa vai, conversa vem, ofensa vai, ofensa vem até que a mulher do vizinho veio resolver a parada. De posse dum lindo pau de macarrão partiu pra cima do marido e o colocou no seu devido lugar
.
17/05/2018- quinta-feira -21:10





Palavra do dia: Papel


As cortinas se abriram. Hora de representar seu papel. Tentou esquecer todos os problemas la de fora apesar da tristeza estar visível em seu semblante, mesmo após a maquiagem de palhaço que fizera em seu rosto. Entretanto ele não podia deixar transparecer, tinha que distribuir alegrias, sentia-se feliz quando percebia que a plateia vibrava. Colocou o seu melhor sorriso e adentro no palco. Os aplausos clarearam seu semblante, hora de começar o espetáculo.

18/05/2018 – sexta-feira -19:20





Palavra do dia: Embrulho


Não achava nenhum papel de embrulho pra colocar todas aquelas coisas. Uns dois livros, alguns CDs, algumas cartas perfumadas.  Estava tudo acabado mesmo, pra que guardar recordações. Certas coisas físicas até seria possível deixar pra lá, mas no coração aquela ferida aberta certamente demoraria a cicatrizar. Foi colocando coisa por coisa naquela pequena caixa vermelha. Nem mesmo uma única fotografia ele resolveu deixar pra trás. Embrulhou tudo, passou no correio  e depois seguiu assobiando calmamente pela rua


19/05/2018 – sábado – 22:32




Palavra do dia: conversa



Naquela noite ele decidiu ter uma conversa séria com ela. Foi chegando e colocando o paletó sobre uma poltrona perto  da Tv. Estava decidido, precisava botar fim naquele relacionamento. Ela que toda noite ficava a espera da chegada dele estranhou aquele jeito frio com que ele a tratou, afinal e os cinco anos que já estavam juntos. Ele começou a falar sem olhar muito nos olhos dela, disse que precisavam terminar, pois  decidiu não romper com a família. Disse-lhe que foram bons todos os momentos, mas que reconhecera não estar agindo bem em casa e a partir de então não tencionava mais enganar a mulher. Era adeus mesmo. Depois se levantou calmamente e se dirigiu pra porta de saída. A expressão que ficou no olhar dela denotava que aquilo não ia ficar assim, jamais iria aceitar aquela situação, ela não tinha nada a perder mesmo.



21/05/2018 – segunda-feira – 00:42





Palavra do dia: Força



Fez uma força enorme pra não chorar. Engoliu as lágrimas e tentou botar um sorriso no rosto. Mas era um sorriso triste. Depois no último abraço envolveu com tanta emoção aquele corpo amado com se quisesse  não deixá-lo partir. O trem apitou forte e se perdeu na curva do caminho enquanto ela continuava a acenar com a mão como se ele pudesse vê-la de tal distância. Depois, tomou as rédeas da vida e seguiu pra frente sem olhar pra trás.



22/05/2018 – terça-feira – 19:58





Palavra do  dia : compasso



No compasso dos seus passos, seus cabelos, para cá e para lá. Eu vidrado nesta ginga, coração aos sobressaltos todo dia ficava a espera pra te ver passar. E amei cada momento, cada dia que você desceu a  rua, que subiu pra avenida, que voltou pra casa. E amei  cada sorriso, cada brilho daquele verde olhar tão bonito. Cobri você de magia pra depois  em versos  te eternizar  em  poesias.



23/05/2018 – quarta-feira – 11:25




Palavra do dia: crescente



Aquele crescente sentimento de impotência foi tomando conta dele. Desempregado, sem teto, sem  nada, dia a dia via a saúde dos filhos definhar. Na mesa faltava o alimento básico e aquilo ia lhe cortando o coração. Certamente em pouco tempo seriam despejados por não conseguirem pagar o aluguel. Não tendo mais alternativas, resolver pegar algumas poucas coisas e saíram de casa tentando chegar até a cidade dos seus pais, no interior no estado, pra buscar um pouco de guarida. Deus dá força e coloca anjos às vezes nos caminhos das pessoas,  foi assim que conseguiram após dias de viagem chegar ao seu destino


24/05/2018 – quinta-feira -   22:27





Palavra do dia: interesse



Ela procurava não demonstrar interesse quando ele a olhava., então passava balançando os cabelos naquele andar provocador. Em verdade não sentia nada por ele, mas gostava de ser admirada. O rapaz foi tomado de tanta paixão e um dia resolver se declarar, mas qual, amargou o sabor da recusa e ficou sofrendo por muito tempo ao vê-la desfilar com um ou com outro namorado pelos lugares que ele também frequentava.



25/05/2018 – sexta-feira -  20:15




Palavra do dia: trocado



As noites eram  assim, ele tinha apenas alguns trocados que dava pra comprar um copo de leite com groselha pra poder virar a noite. Raramente o pessoal lá da republica onde morava, comprava uma bengala com algumas mortadelas e aquilo tudo era dividido pro jantar.
Difícil mesmo era aos domingos. As famílias reunidas nas casas e aquele cheirinho de almoço dominical evaporando pelas portas escancaradas. Um delicioso cheirinho de fome.
O dinheiro era curto pra ficar frequentando os restaurantes, então se enganava a fome com qualquer coisa. Durante a semana almoçava-se no emprego. Mas também era só almoço
Mas as orações de sua mãe puseram em sua vida uma família angelical e a partir dai seus domingos tornaram-se mágicos. Suas semanas tornaram-se divinas e toda sua vida enquanto esteve naquele espaço tomou rumos diferentes. Um dia partiu e guardou no canto mais sagrado do seu coração aquele afeto conquistado eternamente.   Como dizia a canção: Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, do lado esquerdo do peito, dentro do coração.


26/05/2018 – sábado – 23:51





Palavra do dia: primavera



Em setembro um dia, a primavera me trouxe, pros braços da minha mãe, pros sonhos do meu pai,  e colocou-me a mercê das estações. Meus pais regaram-me os passos e foram me preparando com amor. Neste jardim do meu lar vi seguirem os anos. Tantas primaveras me tiveram consigo. Trago em mim todas as recordações. Cada verão, cada outono, cada dia de inverno. Hoje tudo mais ameno, acumulo quase setenta setembros, vou seguindo as estações,  vou vivendo


27/05/2018 -  domingo – 23:08





Palavra do dia: Especialista



O resultado dos primeiros exames haviam chegado. O medico que o havia atendido aconselhou que ele procurasse um especialista. Era começo do mês de abril. Os seus olhos entristeceram, ele já previa onde tudo aquilo iria levá-lo, mas procurou deixar um sorriso estampado no rosto pra não preocupar os seus entes queridos. E a batalha começou, dia após dia, ele foi sentindo os efeitos da doença que se propagava. O afeto e o amor de sua família foi um bálsamo que o encheu de coragem pra enfrentar tudo aquilo. Definhou pouco a pouco. Em pouco menos de seis meses o pesadelo acabou. Partiu  em uma manhã ensolarada de setembro.   Ficou pra sempre estampado nas memorias  e nos corações daqueles  que o amaram.


28/05/2018   - segunda-feira -00:27





Palavra do dia: combinação



Era a primeira vez que ficavam a sós. Na época do namoro os pais marcavam presença, os poucos momentos de intimidade mal dava para trocarem algum rápido beijo. Agora estavam ali, casados. Ela meio sem jeito foi tirando o vestido lentamente. A combinação que usava por baixo foi aparecendo emoldurando aquele lindo corpo. Ele se aproximou carinhosamente e com a mão direita apertou o botão apagando a luz.



29/05/2018 – terça-feira – 09:17




Palavra do dia: Desconfiança

A desconfiança era visível no olhar dela. Com poucas palavras ela até fingiu que acreditou, mas lá no íntimo ela sabia que havia algo errado. Depois que a vizinha saiu ela ficou analisando palavra por palavra do que dito. Afinal o que aquela mulher estava querendo vindo falar aquelas coisas. Quando o marido chegou mais tarde ela foi franca com ele, disse tudo o que a vizinha havia dito a respeito dele. É claro que ele negou tudo,  disse que aquilo era discórdia que  a outra queria incutir no casal. A verdade é que a mulher preferiu acreditar no marido  do que na vizinha. Melhor pra ele que nesta altura do campeonato tinha alguma
 culpa no cartório.



30/05/2018 – quarta-feira – 18:05





Palavra do dia. Aeroporto



O avião decolou levando o amor da vida dele, só que ele não sabia que seria para sempre.


31/05/2018 – quinta-feira – 19:54





Palavra do dia: Atrativo


Aquele lugar era repleto de atrativos, começaria bem a noite. Primeiro precisava arranjar alguém pra curtir aquela noite. Ela não gostava de ficar sozinha, gostava de dormir sempre com alguém ao lado.  Desceu para o Hall do hotel e dirigiu-se ao bar, Bem a sua frente viu uma pessoa interessante que imediatamente lhe dirigiu o olhar bem atraente por sinal. Ela correspondeu. Agora sim tinha certeza que teria uma noite em boa companhia.


01/06/2018 – sexta-feira – 20:10


Palavra do dia- separação


Depois da separação, Helena demorou bastante pra se encontrar novamente, quer dizer, tentar se encontrar, pois, ela não conseguia esquecer Antônio.  Ele se engraçara pela secretaria, muito mais jovem que ele, que certamente estava de olho somente na posição social que ele poderia oferecer a ela. Os dias tornaram-se difíceis, as noites solitárias. As crianças estavam sentindo muito a ausência do pai. Helena sofria muito a perda do seu amor. As paixões como o fogo, tem um momento que explode, cresce, tem outro que se apaga , desvanece.  Antônio voltou pros braços de Helena arrependido. Fecharam as  portas do passado e juntos desenharam uma nova historia.





02/06/2018 -  sábado  -23:16





Desafio de domingo 03/6

Escrever um texto onde todas as palavras iniciem com letras diferentes;


A Bela canção de esperança fluiu. Generosamente havia irmãos juntos louvando.
Música, oração simultaneamente, uma paz que transcendia.



03/06/2018 – domingo -12:56





Palavra do dia -  Aula

ELa sentava-se na  primeira carteira. Linda de se ver e de se amar. Preferíamos  chamá-la de “She” , eu e meu amigo. SHE  por causa daquela música de Charles Aznavour. Ficamos apaixonados por ela os dois, O nosso assunto era só ‘SHE’. Nas aulas eu não conseguia tirar os olhos dela, nos intervalos também. Descobrimos depois que ela era noiva. Na saída ele sempre vinha busca-la e por incrível que pareça ele tinha o meu nome. Um dia na saída da  aula, eu estava numa lanchonete ali perto da escola quando ele abordou-me e pediu pra que eu parasse de dar em cima dela pois ela já estava ficando balançada. Nem me lembro o que disse a ele mas fiquei ate feliz por ela ter me notado. O ano terminou, ELA  não voltou á escola. Talvez tenha ate se casado. A minha paixão se acabou, ficou só SHE naquela linda canção do Charles Aznavour.


04/06/2018- terça-feira – 13-38






Palavra do dia – cliente



Era apenas um cliente a mais, toda noite chegavam muitos, alguns não mais voltavam. Coisas de uma noite apenas, uns só vinham pra dançar, beber, talvez esquecer as magoas da vida quando muito solitários. Ele veio assim devagar, sem muita conversa e ela aos poucos foi notando que ele era diferente dos demais. Tornou-se frequente e sempre a procurava. Naquele coração de mulher dita fácil foi brotando u m sentimento maior  que ela so sentira na adolescência . Tomou posse dos seus desejos e sentidos, apaixonou-se perdidamente. Depois um dia, dois dias e ele não aparecia mais. Um mês depois recebeu uma carta de adeus pelo correios., na mesma ele despedia-se dela e da vida.




05/06/2018 – terça-feira – 18h24




Palavra do dia- Lancha


Saíram pro passeio de lancha. Estava bom o tempo, bom momento pra se curtir o amor. Depois dum tempo pararam em alto mar e então deixaram todo o amor desabrochar. Era a primeira  vez do dois. O tempo de repente ficou tenso, vento forte, ondas. Ligaram a lancha, cortaram o mar pra voltar. No céu algo tão luminoso, nem raio tinha brilho assim, seguia a lancha a todo vapor. Por fim num instante num foco intenso sugou para dentro de si a nau dos amantes.


06/06/2018- quarta-feira – 16H54




Palavra do dia—talento  

Não tinha tanto talento, mas resolveu investir. Botou a timidez no bolso e se acercou da garota. Também depois de tantos olhares convidativos, se não marcasse presença ia ficar feio. Ela deu todas as chances pra ele ir adiante, e não é que foram mesmo. Qual que  timidez , o talento que não tinha brotou do nada.




07/06/2018-quinta-feira – 18h47



#quintal
Palavra do dia – Atitude

Ela sem pestanejar tomou a única atitude que poderia naquele momento, lascou um tremendo tapa na cara do atrevido.  Ele ficou lívido, num segundo tomou-a novamente nos braços e desta vez prolongou aquele ardente beijo por mais tempo. Ela novamente desvencilhou-se dele e armou novamente a mão pra mais um tapa. Aquela sessão de tapas e beijos foi desarmando a garota. Os beijos foram se tornando mais quentes e os tapas mais doces. Depois  de vários instantes, tudo acabou em romance.





08/06/2018 – sexta-feira – 17h04




#Quintal
Palavra do dia: Pretendente

Aquele pretendente à sua mão que o pai lhe impusera, não lhe despertava a menor paixão. No seu peito pulsava um forte sentimento por aquele rapaz que passava sempre no trem das sete. Toda tarde seguia coração aos saltos pra estação, pra vê-lo garboso no seu uniforme de guarda trem.  Ele inda não a notara, mas habitava seus sonhos de todas as noites. Ficava assim, parada vendo o trem partindo, vagão por vagão, levando o seu amor embora até desaparecer na curva ao longe. Um dia, colocou a sua roupa mais atraente e foi decidida a chegar mais perto, olhar nos seus olhos e fazê-lo entender a sua paixão. O trem adentrou a estação, ele saltou quando o mesmo ainda estava em movimento e deu de cara com ela quase caindo em seus braços.  Foi um ir e vir de olhares e pela primeira vez ela sentiu que agora sim poderia ser verdade. E acabou sendo mesmo, num breve espaço de tempo ela se foi pra sempre com ele numa daquelas viagens.




09 de junho de 2018 – sábado – 17:36



#QUINTAL

DIA PERFEITO

TODOS OS DIAS SÃO PERFEITOS, a gente é que às vezes imersos nos nossos problemas não sabemos valorizá-los. O simples fato de você despertar saudável a cada amanhecer já é motivo de agradecimento assim como a sua família, os seus filhos,  os seus amigos, o céu que a todos encanta, ora com suas nuvens brancas, ora deixando a chuva descer pelo mundo afora. O sol com seu esplendor, a lua, as estrelas os animais, as flores e o amor que pulsa dentro de suas veias nas mais variadas vertentes. Até o dia de sua morte por mais triste que pareça é perfeito. O final de um ciclo na vida terrena, a passagem para o mundo espiritual. As lembranças, as saudades, as canções. E todas as emoções  fazem também os dias perfeitos.




10/06/2018 – domingo – 23:31






Palavra do dia: Instante

Naquele fatal instante bateram na porta. Ele pensou, pensou  mas resolveu descer da cadeira e atender. Não era ninguém. Tomou novamente a carta que tinha escrito nas mãos e releu uma, duas, três vezes. Acho que teria sido algum anjo que havia batido na porta, pensou. Subiu novamente na cadeira, desfez o nó na corda que havia preparado pra enforcar-se e decidiu sair caminhando pela orla da praia. O dia estava nascendo tão lindo. As ondas estavam tão mansas. Que besteira  ia fazendo, certamente lamentariam por alguns dias sua morte e depois o relegariam ao esquecimento.  Realmente fora um anjo que viera salvá-lo naquele fatídico momento.



11/06/2018- segunda-feira- 23:59






Palavra do dia: Namoro


Era só amizade, apaixonou-se por ela e temia declarar-se. Viviam juntos com outros amigos nas brincadeiras e conversas do dia a dia. Toque de mãos, danças num salão de baile e aquele desejo incontido. Canções na vitrola da sala que tanto falavam daquela paixão, mas ela não o enxergava, namoro, qual, era só amizade mesmo.  Um amor solitário repleto de poesia, uma ilusão adolescente que o vento foi levando embora nas asas do tempo.




12/06/2018 – terça-feira  - 12:15




Palavra do dia: Perfil

Escreveu num papel rosa o perfil ideal do seu possível futuro amor, depois a essência do seu melhor perfume deixou cair sobre ele e orou. Pediu a intercessão de Santo Antônio pra que esse homem ideal cruzasse logo o seu caminho. O santo já atarefado com tantos pedidos, analisava rapidamente a solicitação de todos e ia despachando conforme as prioridades. Aquilo que acabara de chegar realmente fê-lo esboçar um sorriso no rosto. Era quase impossível achar alguém assim repleto de qualidades sem nenhum defeito. Aquela moça, já não tão moça, com tanta exigência assim poderia acabar ficando sozinha, entretanto resolveu atender em parte o desejo da moça. Bateu o carimbo “ATENDIDO” e a moça rapidamente encontrou um marido com tantas qualidades que ela jamais conseguiu ver nele os defeitos que tinha.



13/06/2018 – quarta-feira – 11:01


#quintal

Palavra do dia: jogada

Jogada às traças ela amargurou seus últimos dias. Durante o seu percurso nunca fora uma agradável companhia. Lamuriava muito, nunca nada a satisfazia.  Esquecera-se desde sempre de mostrar o seu sorriso. Talvez por falta de alguém que a fizesse enxergar o lado bom da vida.



14/06/2018 – quinta-feira – 11:34




Palavra do dia – Pessoa

Sempre a mesma pessoa mandava uma mensagem de sete em sete dias. Aquela letra até que lhe era familiar, mas não a reconhecia lhe falava de amor e lhe dava uma esperança de vida que ele de uns tempos pra cá já não tinha. Nunca falava o nome, mas dizia que continuava a amá-lo dia após dia e que esperava que ele saísse daquela tristeza, daquela apatia. Aos poucos ele foi se alimentando com aquela energia que aquelas mensagens lhe traziam, foi tomando gosto de novo pela vida. As mensagens cessaram por um período de  uns trinta dias. Passado esse tempo, batem-lhe a porta e ele abrindo depara-se com uma doce senhora que lhe estende um papel dobrado lhe dizendo. Esta foi a ultima mensagem que recebi de sua falecida esposa, como todas, ela sempre diz que a felicidade dela será ver o senhor feliz.



15/06/2018 - sexta-feira - 20:53





Palavra do dia: Recorte

“Recorte do seu coração as lembranças todas, do seu álbum de retratos todas as foto minhas, recorte de sua vida todas as palavras de amor que me disse e siga em paz’.  A carta terminava assim. Ela chorosa por aquele rompimento tão repentino folheava todas as lembranças, todos os momentos e por mais que se esforçasse sabia que jamais ia conseguir tirá-lo do pensamento. O que sentia era amor pra toda a vida. Pegou nas mãos a aliança de noivado que ele lhe dera, saiu até a janela e jogou-a lá do alto. Depois no desespero, subiu no parapeito e se jogou como se estivesse em busca dela.



16/06/2018- Sábado – 10:13



#quintal


Desafio de domingo
Elabore uma pequeno texto que resuma uma viagem especial que vc fez ou gostaria de fazer

Já ate iniciei uma viagem um dia, mas fui só ate um determinado ponto, por medo, não usufrui de todo o percurso que eu poderia percorrer.  Uma viagem astral. Foi mais ou menos assim, uma espécie de sonho. Eu estava na minha cama e de repente comecei a ascender até o teto. La de cima eu vi meu corpo na cama adormecido. A partir dai eu como se um fantasma fosse, atravessei o telhado e já estando do lado de fora dele (não era como se eu estivesse flutuando em cima de minha casa) me vi num espaço infinitamente azul, todo  decorado com nuvens brancas, então eu ia dando cambalhotas  em câmera lenta, ascendendo  cada vez mais, ao som da música “ Danúbio Azul” de  Johann  Strauss . Era uma sensação maravilhosa, mas ai eu me senti distanciando cada vez mais do meu corpo físico e me bateu um medo de não voltar. Pensei nos meus filhos que tinham ficado pra trás, eles ainda precisariam muito de mim. Foi ai então neste exato momento, num baque profundo acabei despertando em minha cama.



17/06/2018 – domingo – 23:19





Palavra do dia: Charuto


Saudade também tem cheiro. Ele partiu, mas deixou nos cantos da casa o seu sorriso, o ar da sua bondade e aquele delicioso cheiro de saudade.  A gente estava acostumado vê-lo dando baforadas no ar enquanto a fumaça ia desenhando formas das historias de sua meninice e juventude que ele contava. Parecia cenas de filmes hollywoodianos, daqueles mesmos que costumávamos ver nas sessões de final de semana, mesmo aquela fumaça não tendo aquele glamour dos charutos que aqueles finos cavalheiros exibiam nos filmes. Tudo começava quando ele pegava o canivete e com aquele jeito simples cortava o fumo de corda pra enrolar mesmo que fosse num papel de pão pra depois ficar nos inebriando com suas historias. Passe o tempo que passar, mesmo que o cenário de tão memoráveis aventuras nem exista mais, vai ficar nos nossos corações pela eternidade toda a essência e aquele delicioso perfume da presença do nosso velho pai.




18/06/2018 – segunda-feira -08:39



Palavra do dia: Perigo 




Um perigo aquele olhar provocante, aquele corpo sensual. Uma tentação que ele precisava conter toda vez que ela passava ao seu lado. Ele pisava no freio do seu coração pra que o pulsar acelerado não o tornasse uma bomba em potencial. Era também como se ele fosse uma navegação em alto mar a mercê dum temporal. Era preciso tomar firme o leme para que não viesse a soçobrar naquele mar de tentação.



19/06/2018 – terça –feira  - 09:42





Palavra do dia: Curioso


Curioso sobre o oculto, pegou um livro de magia, achando que seria fácil,  vivenciar aquelas experiências. Não tinha preparo, podia acontecer de na busca do  certo dar tudo errado. Afora o medo que se estampava em seu semblante a curiosidade o impelia a ir adiante. E aconteceu, quando o dia amanheceu ele havia se transformado num sapo.



20/06/2018 -  quarta-feira – 22:30



Palavra do dia- Simples

Sujeito simples, sem malicia: Chico. Certa, trabalhador, pai de família, uma esposa e alguns filhos. Certa quantia lhe devia um amigo. Vai o sol caindo à tarde, vem a noite sem alarde, dia após dia e nada, nem sinal, a mesma conversa fiada. Depois de algum tempo, aquele que lhe deve chega e lhe estende o dinheiro. Ele pega com a mão esquerda por acaso, na outra trazia um cigarro. Já de saída, mal vira a esquina, passa no quitandeiro e com o mesmo dinheiro paga uma parte da conta. Aconteceu que mal chegou o dia seguinte, soube na padaria que a esposa do comerciante a quem devia, mal pegou a quantia que ele havia pago e no mesmo instante teve um ataque fulminante. Seria mal feito, feitiço dirigido pra mulher do Chico e que por acaso teve destino trocado?


21/06/2018 – quinta-feira -21:12




Palavra do dia: cansaço


Perdemos o nosso compasso
No trilhar de cada dia
Pode não ser por cansaço
Nem por falta de alegria

Cada dia novos trajes
Uma nova fantasia
Vestimos nossos disfarces
Pra viver nossa utopia

Esta vida de artista
No grande circo da vida
Às vezes somos palhaços
Ás vezes malabaristas

Subimos degraus tao altos
Pra depois cair no asfalto
Nos compassos de aplausos
Duma eufórica torcida

22/06/2018 – sexta-feira – 17:14



Palavra do dia: Cena

Um personagem nos palcos da vida, sempre desempenhou um papel digno de um OSCAR, tanto nos momentos difíceis como em tempos felizes. Seja qual fosse a cena,  ele tirava tudo de letra. Vivia sempre cercado de mulheres e de amigos. Amante de festas e da boemia. O tempo  através das horas e dos dias, levou-o consigo para um futuro distante. Era o momento do seu ultimo ato, de sua ultima cena. Ele despediu-se do mundo sem nenhuma magoa, inda ficou em reverência pra receber os aplausos na despedida da vida terrena.




23/06/2018- sábado – 22:36



Desafio do dia - Escrever um acróstico com a palavra Domingo
(sugestão Nilde Serejo)







Domingo

D epois de tanto amor
O uvir palavras tão frias
M entias, não existia
I   sso que com ardor
N a boca me oferecia
G osto de mel disfarçado
O fel é que ali havia




24/06/2018-domingo- 11:23



Palavra do dia- esforço

Descansou os dedos no teclado, finamente havia terminado de escrever a sua vida. Mesmo fazendo o maior esforço pra não chorar, ao reler tudo aquilo escrito dia após dia, as lágrimas desciam pelo seu rosto, um sentimento misto de saudade e alegria. Logo após, entrou no seu email e mandou aquele arquivo pra um editor amigo. A tarde já declinava lá fora, calmamente, trancou-se no seu quarto, vestiu a sua melhor roupa e tomou todo aquele veneno que já tinha deixado preparado.



25/06/2018 – segunda-feira -16:52






Palavra do dia – TACO

Pegou o seu saco de  tacos de golfe e saiu de casa. Uma tacada genial, assim imaginava. A mulher ficou acenando no portão até o carro se perder na esquina. O Sorriso foi se apagando do seu rosto, rapidamente tomou o carro que estava estacionado no meio fio e seguiu atrás dele. Logo que se aproximou do primeiro farol viu que ele tomava o caminho oposto do campo de golfe. As suas suspeitas tinham fundamento, depois aquela carta anônima que recebera no dia anterior  viera confirmar tudo. De longe viu quando o carro estacionou frente a uma elegante residência dum bairro nobre. Então era ali que morava a outra, pensou. Logo, logo, uma linda e jovem mulher saiu e depois de um longo beijo apaixonado, sentou-se ao lado do seu marido no veículo estacionado. Ela não queria ver mais nada, jamais iria se humilhar e decidida pensou dar o troco, ele não perderia por esperar.




26/06/2018 – terça-feira – 18:26




Palavra do dia sossego



À noite era o maior sossego por ali. A meninada toda da rua se reunia pra brincadeira de pé-na-lata enquanto muitos pais pegavam suas cadeiras e faziam aquela roda aconchegante  onde não havia hora pra terminar aquela gostosa prosa. Tempo de bom, esse de nossa infância na nossa pequena cidade, que hoje retrato em meus versos e creia por certo se o meu coração chora é só de saudade.




27/06/2018 – quarta-feira – 16:54




Palavra do dia : problema


 O maior problema agora era esquecer, Depois de uma  tórrida noite de amor, ela sabia que seria quase impossível. E o que em principio fora só uma atração, tornou-se tão forte como jamais imaginaria que fosse. Ele bem que avisou assim que passou pela porta daquele quarto de hotel que era adeus E agora ela estava ali no mesmo lugar, sozinha, olhando pela janela do décimo primeiro  andar pronta para saltar



28/06/2018 – quinta- feira – 22:39




Palavra do dia: Tremor


Lembrou-se de que não tinha deixado nenhuma carta pra explicar o porquê daquele momento que estava vivendo. Tirou os olhos que estavam pregados lá no asfalto e saiu da janela. Pegou a sua bolsa que estava sobre a cama, tirou de dentro dela papel e caneta e escreveu. Um leve TREMOR das mãos tornou a letra meio incompreensível. Depois releu algumas vezes com os olhos marejados de lagrimas. Era uma despedidas pra aquele amor que não queria saber mais dela. No seu coração, porém, aquela chama ainda ardia como nunca. Abriu novamente a janela, subiu no parapeito e saltou.


29/06/2018- Sexta-feira -  22:40



Palavra do dia: Universo

Aquele corpo que acabara de saltar do décimo primeiro andar espatifou-se no meio dos carros. O universo todo lamentou o ocorrido.  Tarde demais pra retroceder. Agora era arcar com as consequências, nem o amor perdido nem a paz sonhada.


30/06/2018 -  sábado – 23:01



Desafio do dia
Texto que contenha as palavras: mão, pescoço, cabelo, coração

Com as mãos no pescoço dele ela lhe ofereceu os lábios que com volúpia ele tomou nos seus. Depois afastando os cabelos que cobria aquele colo angelical, foi descendo os lábios corpo afora se perdendo a cada centímetro conquistado. Os corações explodiram juntos quando o prazer atingiu o ápice, pra  depois ficarem silenciosamente deitados lado a lado, ouvindo os pingos de chuva cair no telhado.


01/07/2018 - domingo -23:15





#quintal
Palavra do dia : Astral  

Aquele dia ele estava baixo astral, levantou-se cabisbaixo, pensamentos confusos na cabeça, energia zero mesmo. Precisava dum apoio, duma palavra amiga. Saiu de carro pelo asfalto afora. Botou no radio a sua musica favorita e ficou desfilando  cenas de sua vida. A cada lembrança ele pisava com mais força no acelerador. De repente viu-se numa estrada suspensa toda envolta em nuvens brancas. Sentia-se maravilhosamente leve, iluminado como nunca havia se  sentido antes.


02/07/2018 – segunda feira  -18:47




Palavra do dia: Biscoito


Januária estava na barraca do biscoito, a festa seguia noite adentro e os moços faziam fila na barraca dela. Havia vários biscoitos de tamanhos mais generosos, mas só um deles continha um premio. Quem por acaso tivesse a sorte de encontra-lo poderia dançar coma a moça na festa do padroeiro que estava pra acontecer na cidade. Setembrino, por ela apaixonado,  resolveu tentar a sorte e assim ter nos braços pelo menos por uma noite, a moça mais bonita daquele lugar. Assim que mordeu o primeiro pedaço já viu seu sonho realizado, o que não sabia de verdade mesmo era que o coração da moça já tinha o seu príncipe encantado.


03/07/2018 – terça-feira – 23:50





Palavra do dia: Correria

Na correria do dia a dia esquecera-se até dos amigos.  Na cabeça sempre outras preocupações. Não havia mais espaço pro velho, pro antigo. Muito prática, também não era mulher de cultivar lembranças. Talvez as emoções estivessem por todo o tempo ocultas ali no canto do seu coração.  Afinal, quem não as tem, mas os encontros  ficavam sempre pra depois. Um dia chegou um telefonema. A amiga havia partido. Já não havia mais motivos pra visitas.



04/07/2018 – quarta-feira – 19:08






Palavra do dia: dúvida

Dois amores seu coração e seu corpo almejavam. Não podia ficar com os dois. Esta dúvida  a estava deixando Louca.  Quando um a beijava, pensava também nos beijos do outro. Quando estava com um queria também estar nos braços do outro. Não admitia ter que dispensar um pra ficar com o outro. Queria mesmo é ficar com os dois a exemplo do filme Dona Flor e seus dois maridos. Terminou por ficar sozinha, um escafedeu-se e o outro morreu.



05/07/2018 – quinta-feira -23:45



Palavra do dia: Espetáculo

O circo estava lotado. Pirulito no seu canto, desanimado com a perda do seu amor. Mas como o espetáculo não podia parar era hora de botar o riso no rosto deixar o alegre palhaço que tinha dentro dele  viver. Anunciado, ele adentrou o picadeiro ao som dos aplausos e do riso de toda criançada presente no local. De repente seus olhos cruzaram com os olhos de sua amada que dum local da arquibancada acenava com amor. Seu coração quase saltou fora do peito e ele todo sem jeito em alto tom, fez a ela uma declaração e um pedido de perdão.




06/07/2018 –sexta-feira  - 20:32



Palavra do dia – Fantasia

Um poeta, uma princesa, fantasias brotam na minha cabeça e em versos vou tecendo uma historieta. Era uma vez num reino muito distante, onde ainda tudo eram  flores, em jardins repletos  de amores duas almas, uma gentil e pobre, outra uma donzela nobre, se apaixonaram. O mundo esse lugar de preconceito não viu jeito algum nesse amor imperfeito aos seus olhos e decretou morte pra esse sentimento. Tal qual nos últimos momentos de “ Romeu e Julieta”  ,o poeta e a princesa perseguidos, juntos seguiram rumo ao paraíso.



07/07/2018 – sábado- 19:07



Palavra do dia: Goteira


Goteiras

Primeiro, um pingo vem caindo apenas,
Somente um pingo, se outro não viesse,
Depois mais pingos tornam-se goteiras,
Descendo do telhado nas roseiras.

E assim as pétalas desfalecem, caem,
E vão rolando enxurrada afora,
É o roseiral então que também chora,
Por suas rosas que estão indo embora.


E dos meus olhos pingos também caem
Como os pingos caem nas roseiras,
Quando afetos vão-se embora, partem,

E minha alma fica triste e chora,
Por muito tempo tal quais as goteiras,
Que dilaceram a beleza das rosas.


09/07/2018 - segunda-feira -17:36



Palavra do dia: Humor


Ele costumeiramente encarava tudo com muito humor. Mesmo a situação mais difícil que passava, depois do susto do momento, tudo tomava ares diferente. Era preciso encarar a vida sempre procurando o lado bom das coisas. Foi assim com Ritinha, depois daquele tapa no rosto que levara dela quando tentou roubar um beijo. Ele vivia dizendo que levaria mil tapas se preciso fosse pra tocar os lábios daquela garota. Dizia sem uma sombra sequer de tristeza ou raiva nos olhos. Sonhava com aquele beijo dia e noite tal a paixão que sentia pela garota.  Ao invés de choramingar pelos cantos ele continuava construindo planos. Ritinha ainda haveria  de se dobrar aos seus encantos.




10/07/2018 – terça-feira – 11:49



 Palavra do dia – Inédito

Pra ela fiz um poema inédito, mas sem me dar crédito deixou meu coração à deriva.  Eu fui pelos mares da vida, de porto em porto, entretanto sem encontrar um ancoradouro, Cruzei tempestades e quando já morto de saudade, naufraguei e fiquei estendido na praia. Um beijo de uma sereia me despertou, tornei a ficar apaixonado, esqueci o passado e voltei a viver.



11/07/2018  - quarta feira – 23:46



Palavra do dia – Júbilo

Madrugada. Desci do Expresso Prata na esquina e já avistei a casa. Abri  o portão, deixei minha bagagem na varanda e abri a porta. De lá de dentro o cheiro do café coado e fresco e abraços jubilosos dos meus pais. Voltei. O dia amanheceu em paz.




12/07/2018- quinta-feira  - 19:05






Palavra do dia : Loucura


Num ato de loucura, ela rasgou a roupa do corpo, jogou gasolina nas próprias roupas e em volta da casa, depois com o fósforo na mão, por instantes parou e chorou. As lágrimas todas roladas seriam suficientes pra apagar o incêndio que viria a ocorrer logo depois.



13/07/2018 – sexta-feira – 10:13



Palavra do dia :  Mordida

As crianças no portão empoleiradas, naquele i r e vir, ora fechando ora abrindo, naquela pura alegria infantil. O homem surgiu no final da rua, O cão espreitava  e no momento que  ele estava mais próximo, aproveitou aquele inocente  abertura do portão e disparou de encontro pulando no peito e derrubando-o no chão. Foi mordida, chute e sangue pra  todo lado. Nem vencedor  nem vencido. Apenas uma lição para o homem que passava todo o dia rente a cerca provocando o cão.



14/07/2018 – sábado-  15:19






Palavra do dia: Neve

No seu rosto os traços do tempo, em suas mãos os calos do trabalho árduo  ao longo de sua vida, nos cabelos a neve  emoldurava aquele semblante amado que se despedia aos poucos. Nos corações nossos aquela dor da despedida. Desde o berço até então toda uma vida de amor, dedicação. Meu pai por toda a eternidade estará presente em todas as nossas saudades.


16/07/2018- segunda-feira -14:25




  
Palavra do dia: Nuvem

Havia uma nuvem de tristeza naquele olhar. Mesmo o sorriso estampava um sentimento  que lá de dentro, por mais que ela se esforçasse insistia em se manifestar. Corajosamente ela  adentrou no palco, olhou para a orquestra e deixou que o seu canto trouxesse uma boa energia naquele momento para aquele lugar. No final da canção os aplausos ecoaram no salão. Ela agradecida sorriu pra toda a plateia e depois se recolheu em seu camarim onde deixou cair todas as lágrimas pela perda do seu pai que havia ocorrido naquela tarde.



16/07/2018 -  segunda-feira – 16:20



Palavra do dia: Objeto


Não era um objeto de decoração qualquer. Era um cão amoroso e fiel. A seu modo a mim falava e a meu modo eu entendia tudo. Não comia sem eu estar por perto. Não dormia a noite enquanto eu não me recolhia. Companheiro, inesquecível amigo.



17/07/2018 – terça-feira –  12:32




Palavra do dia: partida

Era chegada a hora da partida. Abri a porta que dava pra varanda, coloquei as malas no chão. Olhei toda aquela imensidão de estrada que estava esperando por mim. Era a hora do meu voo. Abracei meus pais como se quisesse ficar aninhado assim nos braços deles pra sempre. Depois, lagrimas nos olhos pela emoção da despedida dei meus primeiros passos rumo ao mundo.



18/07/2018 – quarta –feira  - 10:23


Palavra do dia: quadrilha


Meu filho ainda no pré-primário ensaiava na escola com os amiguinhos a dança tradicional das festas juninas por aqui. O par dele na dança era uma menina chamada Gabriela.  As pessoas quando o viam perguntavam: E aí Joao você vai dançar com a Gaby? Ao que ele respondia: Não, vou dançar co’a Drilha.




19/07/2018 – quinta-feira -15:36



Palavra do dia: Roupa

Dobrou peça por peça daquela roupa com todo carinho que podia sentir. Às vezes parava olhando algum vestido e então via a imagem dela sorrindo em algum momento que o tenha usado. Eram muitas lembranças lindas. Ia escolher uma pelo menos, a mais marcante pra guardar de recordação junto com outros objetos que a traziam em sua mente.. Tinha até um caderno onde ela assinara seu nome e alguns rabiscos de modelos de algumas roupas. Havia também canções e fotografias  que falavam tanto desse amor. Os anos poderiam correr através de todos os tempos, mas enquanto a vida lhe sorrisse a imagem de sua mãe estaria eternizada em seu coração.




20/07/2018  - sexta-feira – 19:31


Palavra do dia: Sentido

 Nunca havia sentido aquele arrepio delicioso. Era um prazer indefinito aquelas mãos percorrendo o seu corpo. Despertou assustada no leito ainda inebriada com tal sonho. Virou-se para o outro lado, ajeitou o travesseiro e fechou os olhos na esperança de que tudo aquilo continuasse. Agora sentia seu pescoço comprimido  enquanto era beijada com fúria, o ar lhe faltava dum tal jeito que ela sentia-se morrer. Debatia-se em vão querendo despertar pra se livrar daquela situação. Num momento mais crucial libertou-se do beijo asfixiante e gritou com toda a força dos seus pulmões. Despertou sentada na cama ainda ofegante.





21/07/2018 – sábado – 16:33







Palavra do dia: Explode

-Não cheguem perto, explode a qualquer  momento, dizia aquela voz do homem que saia  correndo apavorado de dentro da casa com os dois filhos nos braços.  O incêndio tomava vulto.  Havia no porão um deposito de fogos de artificio. Como seria quando o fogo chegasse lá. Os bombeiros ainda estavam a caminho. Era preciso voltar pra resgatar um  cãozinho que estava preso no quarto dos fundos. As crianças choravam muito. O homem as deixou aos cuidados de vizinhos e entrou por entre o fogo. A casa ardia em chamas. Mal chegaram os bombeiros, uma forte explosão fez-se ouvir. Tudo estava sendo consumido pelas labaredas. Em meio a fumaça que vinha da casa ouviu-se de repente os gemidos do cãozinho.



20/08/2018- segunda-feira -17:04





Paris- Parapuã
Desafio de domingo - 
Escolher duas cidades que começam com a mesma letra e  escrever um texto com elas:


Como dizer da grandiosidade delas, da beleza que ambas encerram. Uma pequena singela, outra de muitos esplendores, mas Parapuã  faz parte dos meus amores, teve-me nos braços por anos, embalou todos o meus passos, me viu crescer. Pra ela  dedico os meus versos, retrato suas ruas por onde meus sonhos  foram acalentados. Paris do outro lado do mundo reluz feito estrela nos sonhos de muitos que anseiam revê-la. Mas as minhas historias vividas na minha pequena cidade é aqui deste lado no peito que ficarão pra sempre guardados com todo  o amor que por ela tenho.


 22/07/2018- domingo -18:45


Testemunha
Palavra do dia


O marido chegou cedo em casa, o amante se escondeu debaixo da cama. Foi um bate-boca, marido e mulher, mulher e marido. Acusações mil de ambas as partes. Ele a acusava de que ela não agia direito saindo com todo mundo. Ela na defesa e pra ver o circo pegar fogo lhe dissera que sabia que ele a traia com a esposa do prefeito.  Confusão arrumada, o prefeito única testemunha daquela declaração, não pode fazer nada, sequer se manifestar, pois estava escondido debaixo da cama.




23/07/2018  - segunda-feira -  23:01



Umidade
Palavra do dia



Úmidos meus olhos, procuro umidade nos seus, mas pela expressão que me olhas, não sinto emoção alguma. Acho que morreu aquele sentimento, não valeu todo este tempo, melhor dizer adeus.

24/07/018 – terça-feira – 12:35



Valente
palavra do dia





Valente, o príncipe segue sorridente em seu cavalo, pronto pra batalha. Na volta certamente, Amália lhe espera na alcova. Entre os lençóis esquecerão as horas até quando o dia atravessar as cortinas e ele novamente seguir na tropa enquanto ela triste, chora, pois não sabe até quando terá o seu amado de  volta.

25/07/2018- quarta-feira – 13:02


Xadrez
Palavra do dia: 



Numa partida de xadrez ele apostou todo o seu legado. Perdeu o amor e o reinado. Deportado foi viver distante condenado a nunca mais voltar, mas sorte ou não, houve um naufrágio e ele foi salvo por selvagens. Líder da tribo aliou-se a outros descontentes e mais tempo, menos tempo marcharam pra reconquistar o  seu espaço. Bem a tempo, impediu o casamento da mulher amada que estava sendo obrigada a consumar o ato.  Com o inimigo derrotado, reconquistou o que perdeu outrora e agora vive bem feliz com a princesa do seu lado.




26/07/2018- quinta-feira 13:13





Zebra
Palavra do dia


Juraram amor eterno ali naquele canto do jardim zoológico. Uma pequena zebra era o mascote daquele  sentimento naquele momento. Ela que sempre desprezara todas as investidas dele por achá-lo um tanto sem graça, agora percebia que se ele a deixasse  iria morrer de tanto amor. Ele ao beijá-la  olhou bem para a zebra e deu uma piscadela. Não é que ele conseguira virar o jogo.



27/07/2018- sexta-feira – 22:13

Aprendiz
Palavra do dia



Um aprendiz no jogo do amor,  no entanto queria demonstrar a ela que era experiente. Assim meio desengonçado foi  tropeçando nas  palavras e nos carinhos. Ela também como estava no mesmo patamar foi se adequando aquelas caricias e aqueles beijos que com o passar dos dia foram tomando  um gosto melhor e diferente. Aprenderam juntos e depois partiram cada um pra lado diferente em busca de amores inexperientes pra poder demonstrar a experiência que tinham acumulado juntos.



28/07/2018 –sábado – 22:39


Desafio de domingo
Inspire-se na imagem pra criar seu micro, poesia, conto
(Arvore Desnuda)



Magia ou não aquela árvore começou  a dançar ao sabor do vento. Era tão contagiante a melodia, que ela foi se achando envolvida e gingando assim de um lado pra outro, foi abrindo suas cascas tal qual fosse uma roupa desvendando uma nudez que atraia dum tal modo tudo que dela se aproximava. Um portal se apresentava onde pássaros e borboletas mergulhavam embriagados naquele paraíso encantado. Depois quando o vento calava o seu sopro, fechavam-se aquelas janelas  daquela dimensão paralela e tudo voltava a ser normal na floresta.



29/07/018- Domingo -22:45



Brinquedo
Palavra do dia


O menino de rua parado na vitrine da loja fascinado olhava aquele brinquedo. Conseguia já tê-lo nas mãos, como se o pensamento fosse realidade, sorria feliz enquanto seus olhinhos sonhavam. A fome que costumeiramente  refletia pelo seu olhar, naquele instante dava lugar aquela doce fantasia. Sai o comerciante fora da loja e o expulsa de lá pra que ele não afaste a freguesia. De um automóvel  um garoto bem vestido pede a seu pai que interceda pelo menino. Descendo do carro, sorriso no rosto, aproxima-se e lhe pergunta o desejo .Nas mãos o brinquedo, agradece timidamente o gesto amigo.


30/07/2018- segunda-feira – 17:56

Cochilo
Palavra do dia


A estrada perdia-se no horizonte, não havia ninguém  na pista cruzando com ele há algum tempo. O retrovisor também não acusava nada. Sua mente divagava, seu olhar sentia aquele doce peso dum sono que insistia em chegar. Tudo muda num segundo. O mundo se apaga, se acende, se apaga. Outro carro surge do nada à sua frente. Um cochilo bobo.




31/07/2018- terça-feira – 08:58



Desafio
Palavra do dia



O desafio era o seguinte, quem dos três amigos ficaria mais tempo na linha do trem deitado, esperando que ele se aproximasse mais. Aquele que conseguisse seria o vencedor . O premio seria dançar com a garota mais linda da cidade no baile da primavera. Ela mesma impusera isso a eles. O dia do baile se aproximava, era preciso fazer logo a prova. Faltando uns três dias para o evento lá se foram para a linha do trem. Aquele era o horário das  7 horas da noite. Era assim mesmo que por ali se costumava dizer. Deitaram  sobre os trilhos e ficaram a espera da chegada do trem. Ele deveria surgir duma curva a qualquer momento e após uma grande reta já chegaria à estação. De repente se fez ouvir um longo apito e logo aquele enorme mostro de ferros apontou na curva. O coração deles acelerava a medida que o barulho se aproximava. Dois dos rapazes de repente levantaram-se correndo  enquanto se ouvia o enorme ruído  do trem freando. O terceiro resolveu esperar mais um segundo pra poder  vencer a prova.




01/08/2018 – quarta-feira – 16:41

Espelho
Palavra do dia


Era dia do baile da Primavera. Eloísa estava  triste. Com a morte do seu amigo Ernesto houve grande comoção na cidade e o baile que era pra ser em setembro,  foi transferido para o final do mês de novembro. Que brincadeira mais idiota foi inventar aquele desafio. Ernesto vencera a prova, mas agora ele estava morto e ela não sentia vontade alguma de ir ao baile. A família e os amigos a convenceram a ir pra ver se deixava um pouco a tristeza de lado. Estava agora frente ao espelho dando os últimos retoques na maquiagem. Estava linda naquele vestido especialmente feito pra aquela data. De repente no momento que terminava de ajeitar a pintura do olho, ouviu a voz de Ernesto vinda lá do fundo do espelho: “Eloísa, eu ganhei o desafio. Voltei pra te levar ao baile.” Enquanto a imagem dele se projetava espelho afora  Eloisa caia pra trás desmaiada.




02/08/2018 – quinta-feira  - 20:00


Espelho
Palavra do dia


Era dia do baile da Primavera. Eloísa estava  triste. Com a morte do seu amigo Ernesto houve grande comoção na cidade e o baile que era pra ser em setembro,  foi transferido para o final do mês de novembro. Que brincadeira mais idiota foi inventar aquele desafio. Ernesto vencera a prova, mas agora ele estava morto e ela não sentia vontade alguma de ir ao baile. A família e os amigos a convenceram a ir pra ver se deixava um pouco a tristeza de lado. Estava agora frente ao espelho dando os últimos retoques na maquiagem. Estava linda naquele vestido especialmente feito pra aquela data. De repente no momento que terminava de ajeitar a pintura do olho, ouviu a voz de Ernesto vinda lá do fundo do espelho: “Eloísa, eu ganhei o desafio. Voltei pra te levar ao baile.” Enquanto a imagem dele se projetava espelho afora  Eloisa caia pra trás desmaiada.




02/08/2018 – quinta-feira  - 20:00



Espantalho
Palavra do dia


Eloisa despertou assustada. Que sonho horrível  tivera com seus amigos. Uma aposta macabra que terminara na morte de Ernesto. E aquela imagem vinda do espelho. O  espirito do amigo voltando do mundo dos mortos . Deus meu que pesadelo. Olhou ao redor do quarto e viu o seu vestido de baile sobre a poltrona que havia no quarto. Era hoje o baile da primavera. Os seus três amigos viriam buscá-la em casa. Passou a mão nos cabelos e resolveu esquecer aquele sonho horrível. O dia transcorreu normalmente. A noite  ela  aguardava  ansiosamente a vinda dos rapazes. A campainha tocou suavemente., Eloisa correu para abrir mas sufocou um grito no peito  ao dar de cara com um enorme espantalho parado em frente a porta de entrada.” Surpresa”, gritaram em coro os três rapazes. Passado o susto, Eloisa os abraçou como nunca havia feito antes. Como era bom ter amigos. Depois alegremente os três seguiram para o tão esperado baile.


03/08/2018 – sexta-feira  -08:51


Fortuna
Palavra do dia



Um pai no seu testamento, não deixou nenhuma fortuna, mas deixou uma carta com algumas instruções que deveriam ser cumpridas para seus três filhos que estavam brigados. Os termos era o seguinte: Havia por toda a casa, algumas caixas espalhadas que deveriam ser encontradas.  Assim foram os herdeiros. Um deles achou a primeira, ao abrir estava escrito: “Muito bem meu filho amado, procure os seus irmãos e lhes dê um grande abraço”. O filho segundo e o terceiro por seus lados também acharam as outras, contendo o mesmo recado. Assim os três abraçados compreenderam o recado que lhes deixou o pai amado. Dali pra frente nunca mais ficaram separados.



04/08/2018 – sábado  -  13:51



Desafio de domingo
Escreva uma quadra
onde cada linha inicie com a primeira letro do seu nome ou
sobrenome
F


Fortuna  é que tem valor
Fútil quem assim pensar
Fracassado será se casar
Fadado a viver sem amor


05/08/2018  - domingo – 13:10



Escreva uma quadra
onde cada linha se inicie com a primeira letra do seu nome ou sobrenome
Desafio de domingo


C
Coloco em versos meus sonhos
Cada qual com uma canção
Certamente  o que componho
Cresce no meu coração



05/08/2018 –domingo .-13:30


Desafio do dia
Quadra com todos os versos iniciando com a primeira letra do nome ou sobrenome


M

Manhã domingo desperto
Meu “quintal”, minha alegria
Marcos dá verso, por certo
Minha inspiração do dia




05/08/2018 – domingo -15:34



Gentil
Palavra do dia  




Gentil senhora, permita-me acompanha-la até sua casa, disse o cavalheiro todo engomado á porta da confeitaria. Ela disfarçou um sorriso tímido, assentindo com um olhar malicioso. Perfeito, pensou, achei um trouxa pra depenar a  recheada carteira.   Assim juntos seguiram pelas alamedas até sua casa, o introduziu num quarto, onde um comparsa aguardava sorrateiro bem atrás da penteadeira. Depois de beijos e abraços e um vermute batizado, ele ficou lá todo esticado, nu, parecido morto, naquele palacete abandonado. Corta! Corta!,  disse o diretor.  Estava tudo muito superficial, boçal, atitudes muito amenas. Quero mais furor, mais fogo,  vamos repetir a cena.


06/08/2018 – segunda-feira – 16:39



Hospital
Palavra do dia




Lá da janela olhou pra rua. Viu transeuntes no vai e vem. Viu namorados num grande abraço aconchegados como ninguém, Carros na rua que descem , sobem, buzinam e  dobram esquinas. Viu a rotina de passarinhos, de galho em galho, fazendo ninhos.  Viu lá no céu nuvens tão brancas e sentiu toda a exuberância  que tinha a vida. Olhou pra dentro daquele hospital, quarto vazio soro pendente entrando em suas veias, seus pés sem meias, tão frio.  A porta se abriu. Deitado na maca, corredor afora, enquanto o teto corria contra o caminho da sala de cirurgia disse pra si mesmo : É agora, será que eu volto ou vou embora




07/08/2018 – terça-feira -16:51


Interessante
Palavra do dia



Interessante essa historia: Dois pesos, duas medidas presente  em muitas situações do nosso dia a dia



08/08/2018 - quarta-feira - 16:28


Imaginação
Palavra do dia


Na minha imaginação
Meu pai, ainda desfila
Coisas de um tempo tão bom
Notas de velhas cantigas
Que aportam no meu coração

Flashes de cenas antigas
Noites aos pés do fogão
Me levando pela mão
Nas historias de sua vida
Contadas com muita emoção
Desde sua infância sofrida
Naquele longinquo sertão


Seu pai já adoentado
Depois que sua mãe partiu
Com dois filhos ao seu lado
Não teve outra alternativa
Que partir com muita urgência
Antes que a tal doença
O reduzisse a nada
Por isso, pegou os dois
E botou os pés na estrada


Não foi fácil a travessia
Aqui e acola caia
E os meninos assustados
( meu pai e a minha tia)
O amparavam com cuidado
Pedindo a Virgem Maria
Pra proteger, dar coragem
Ao longo de cada dia.

Um alma nobre os viu
Naquela situação
Com fome, com sede e frio
E os levou pra sua casa
Deu-lhes abrigo e pão
Pois atravessar a mata
Quase já boca da noite
Seria a maior roubada


Assim que o sol brilhou forte
Meu pai, os filhos e o homem
Montados em um cavalo
Passaram aquele pedaço
Bem depois com mais coragem
Os três seguiram viagem
Chegando ao seu destino
E O anjo que aqui descortino
Sem auréola e sem asas
Voltou logo pra sua casa


Naquele fogão antigo
Que minha mãe cozinhava
Esse meu grande amigo
Por longas noites a fio
Durante sua caminhada
Nos  abria um infinito
De tudo que tinha visto
Se o fato era coisa engraçada
Sempre num largo sorriso,
Sempre com a testa enrugada
Uma forma de aviso
Para um momento de risco

Mesmo quando  as labaredas
Estavam quase apagadas
Meu pai se acomodava
Se arrumava na cadeira
Dava um sopro no fogo
Acendia outro cigarro
E nova historia nos contava.



10/08/2018 – sexta-feira -23:40


Jogo
Palavra do dia






No jogo da vida, nem sempre se vence todas as  partidas. 




11/08/2018 – sábado – 19:46




Desafio de domingo
Escreva um texto , onde a figura de um pai seja o personagem principal

Meu pai, meu amor

Gostaria de poder voltar no tempo, nos princípios  do século passado, á pelos idos dos anos 20, só pra conhecer meu pai menino. Gostaria de vê-lo ali naquela estação de trem como ele nos contava, na pequena cidade em que morava, auxiliando os viajantes que chegavam , com  informações ou mesmo  os ajudando a transportar as malas.Nascido nos anos 10 em Agudos, ficou  órfão muito cedo e  mesmo inicialmente morando com parentes, imediatamente um pouco mais crescido , teve que encarar o mundo de frente. Então nessa minha viagem, eu poderia encontrá-lo e convivendo lado a  lado com ele, registrar todos os momentos que viveu dessa idade até atingir a maioridade. Conhecer os seus amigos, seus amores, seus sonhos, seus temores, tudo isso  prá não perder nenhum segundo, até o momento em que ele com minha mãe me colocaram no mundo. Daí pra frente, desde que me conheço por gente, meu pai sempre foi um pai presente. São tantas as boas lembranças que ficarão eternamente comigo  e passe o tempo que for, meu pai , meu amigo. onde quer que esteja, pra você. todo o meu carinho, todo o meu amor.



12/08/2018- domingo - 15:22



Luz
Palavra do dia


Porta entreaberta, alma desperta,
Na noite escura, não fosse a luz da lua,
Descer faceira e adentrar pela janela,
Cordão de Prata que me liga ao corpo,
Seria o único brilho a refletir naquele espaço.


Ninguém no quarto que adentrasse,
Jamais poderia vê-lo, tocá-lo,
Seguro volitei até o teto,
La embaixo, descoberto, sereno,
Eu parecia apenas um pequeno objeto.

Mas segui viagem, atravessei o telhado,
E do outro lado, que maravilhosa paisagem,
Nuvens brancas, mas tantas, mas tantas,
E uma celestial melodia, “Danúbio Azul”.

A valsa de Strauss, como trilha sonora,
Das minhas muitas cambalhotas, numa dança magistral,
“Aquela que só eu conheço”,
Tudo em câmera lenta, e assim eu ascendia.

-Ah! Meu Deus, acabaram-se os meus  dias ?
Perguntei-me num momento em que botei meu pensamento.
Lá em baixo nos meus filhos,
Foi fatal, num sobressalto, despertei aflito,


13/08/2018- segunda-feira-12:36



Movimento
Palavra do dia


Ficou a noite toda ouvindo o tic tac do relógio no movimento das horas. Nunca tinha parado pra pensar antes, mas aquilo tudo o fazia refletir de como a vida vai se esvaindo aos poucos sem que se perceba. Quantos minutos perdidos acumulamos em  nossa existência, mas os ponteiros não param avançam insensíveis nos levando pro final de nossa caminhada.


14/08/2018 – terça-feira -12:29


Neve
Palavra do dia



No seu rosto os traços do tempo, em suas mãos os calos do trabalho árduo  ao longo de sua vida, nos cabelos a neve  emoldurava aquele semblante amado que se despedia aos poucos. Nos corações nossos aquela dor da despedida. Desde o berço até então toda uma vida de amor, dedicação. Meu pai por toda a eternidade estará presente em todas as nossas saudades.


15/08/2018 – quarta-feira -12:23


Óculos
Palavra do dia





A mulher estava desesperada. Sonhara varias vezes com o falecido marido a mesma coisa. Ele chegava na proximidade do seu leito, a acordava e lhe pedia os óculos, pois como sempre vivera com ele, precisava levá-lo consigo naquela ultima viagem. A família decidiu satisfazer o pedido e então depositou o tal objeto no túmulo do de cujus. Na noite seguinte a este fato, estava a mulher adormecida e então teve o marido adentrando seus sonhos já de óculos no rosto lhe dizendo que só havia voltado para se despedir. Quando voltaram ao cemitério dias depois, os óculos  que tinha sido depositado na capela havia desaparecido.



16/08/2018- quinta-feira -15:39


Pesquisa
Palavra do dia


Fizeram uma pesquisa
De como um maldizer
Afeta toda uma vida
Destrói a vida do ser.

A inveja é que alimenta
Coração que assim procede
O fato que às vezes aumenta
Veneno em outrem expele

A vida duma pessoa
Não é para ser exposta
Deixe essa gente à toa
Não se importe, faça troça

Mal que vai um dia volta
O tempo é o melhor juiz
Mundo da reviravolta
Procure viver feliz



17/08/2018 – sexta-feira – 16:29



Botânica
Palavra do dia




Amanheceu!! Descendo as escadas pra ir ao trabalho, algo lhe chamou a atenção quando saiu porta da sala pra fora. Ali no pequeno jardim, uma planta destacava-se no meio daquele verde tapete de gramas que circulava toda a casa. Não deu atenção, entretanto e seguiu sua rotina. Na hora do almoço, ao adentrar o portão levou um choque ao ver aquele vegetal, na parte da manhã tão pequeno, agora já com certa altura. Decidiu não mais voltar ao trabalho aquele dia. No decorrer da tarde percebeu que o pequeno arvoredo já crescia a olhos vistos. Resolveu consultar artigos de botânica na internet pra ver se achava algo que pudesse explicar tal ocorrência.
Adormeceu naquela noite muito preocupada. Despertou abruptamente no meio da madrugada. Pela janela vários galhos adentravam quarto afora. Desceu correndo para sair, mas parou no pé da escada. A planta já invadia toda a casa. Sentiu-se sufocada, tudo já estava sendo tragado pelos galhos daquele estranho ser. Não tinha alternativas, aquele pequeno arbusto havia se tornado uma terrível ameaça a sua vida. Seria estraçalhada por todos aqueles   tentáculos repleto de folhas
-Rápido! Camisa de força nela, disseram os enfermeiros. A Ambulância levava a paciente completamente fora de si para a casa de repouso enquanto ela gritava e se debatia como se quisesse se livrar de um perigo iminente.




18/08/2018 – sábado – 15:34


Escreva um texto/quadra/micro... que contenha a frase
Bem que ela tinha razão
Desafio de domingo




 Minha mãe, grande tesouro
 Que a vida pôs em minhas mãos
 É a minha inspiração
Meu amor mais duradouro
Tinha um coração de ouro
E gestos de compaixão
Pra tudo quanto é irmão
Hoje admito, aceito
Seu viver sem preconceito
Bem que ela tinha razão.


19/08/2018 – domingo -11:47


Explode
Palavra do dia




-Não cheguem perto, explode a qualquer  momento, dizia aquela voz do homem que saia  correndo apavorado de dentro da casa com os dois filhos nos braços.  O incêndio tomava vulto.  Havia no porão um deposito de fogos de artificio. Como seria quando o fogo chegasse lá. Os bombeiros ainda estavam a caminho. Era preciso voltar pra resgatar um  cãozinho que estava preso no quarto dos fundos. As crianças choravam muito. O homem as deixou aos cuidados de vizinhos e entrou por entre o fogo. A casa ardia em chamas. Mal chegaram os bombeiros, uma forte explosão fez-se ouvir. Tudo estava sendo consumido pelas labaredas. Em meio a fumaça que vinha da casa ouviu-se de repente os gemidos do cãozinho.



20/08/2018- segunda-feira -17:04


Rampa
Palavra do dia



Desceu absorto a rampa para a garagem do prédio, mergulhado ainda nas últimas palavras da esposa. Os tempos estavam difíceis. Desempregado, saia todo dia em busca de algo, mas não encontrara até então nenhuma porta aberta. O dinheiro no banco já tão escasso, não dava mais aguentar mais que um mês. O desespero já aportava na alma daquele pobre homem. Ao chegar perto do seu carro, um indivíduo encapuçado o abordou e anunciou o assalto. Prestes a perder o último bem que possuía, reagiu e em luta corporal com o assaltante num momento crucial  sentiu o sangue esvair –se do seu peito. O meliante saiu correndo por entre os carros e ele ficou ali no chão agonizando.


21/08/2018- terça-feira  - 17:31


Soluço
Palavra do dia



                                 
Um soluço virou choro
Por muito tempo retido
Naquele canto escondido
Quem sabe fim do namoro
Quem sabe um desaforo
Chorar é tempo perdido
Melhor ganhar um sorriso
Recheado de abraços
E Mímicas de um palhaço
Provindas de um amigo



22/08/2018 – quarta-feira – 17:29





Tombo
Palavra do dia


Mal batia o sinal, toda  a  meninada
Saia em disputada correria
Do grupo escolar até m casa
Quantos tombos ao longo das ruas
Por vezes eu caia.
Mas levantava-me em segundos
Sem sequer olhar pros joelhos ralados
Afinal cair
Era a coisa mais normal do mundo

Os tropeções pelos quais às vezes passo
Levam-me a seguir adiante
Sem nem mesmo perder o compasso
Nesta importante escalada
O importante  é seguir sempre confiante
Existirá sempre uma luz no fim da estrada



 23/08/2018 – quinta-feira -  16:48







Vaga
Palavra do dia


Por onde andarão nossos barcos
Agora que a tempestade varre
Os sonhos navegantes nos mares

Tememos que naufraguem nas vagas
Devorados  pelos monstros marinhos
Pouco a pouco, um a um, devagarinho

As pernas, os braços, as cabeças
Os corações e os maiores desejos
Até as emoções consideradas bestas

Ficarão neste mar só os golfinhos
Felizes  nos seus belos folguedos
Mesmo a vida não sendo um brinquedo

E quando as ondas chegarem a praia
Embaladas nos cantos duma sereia
Deixarão os destroços de tudo na areia



24/08/2018- sexta-feira -21:44



Gênese
Desafio do dia 
Incumbida de iniciar nova vida em algum espaço do universo. Onde? A cegonha construiu?
E levou:? e lá? Com 300 caracteres crie sua gênese
#microcontofatimaflorentino


O bebê nasceu, mas não apareceu aqui. Provavelmente a cegonha o tenha levado a outra dimensão, um mundo  de homens iluminados e mulheres reluzentes, numa dimensão acima desta onde a matéria não seja tão densa e onde nem precisa semear amor porque ele já faz parte daquele mundo.




25/08/2018- sábado – 17:54



Truque
Palavra do dia 




Sem truque algum, ela no palco tinha  a magia duma pluma flutuando no ar. Era uma dança  tão envolvente, seus gestos pareciam em câmera lenta  e o olhos da plateia ficaram o tempo todo inebriados naquele angélico espetáculo que nem se aperceberam  a fumaça e as chamas que de repente tomaram conta de tudo.



25/08/2018- sábado – 14:22


O gênio da lâmpada te deu três desejos
Desafio de domingo


O meu primeiro desejo seria rever a historia de todos os meus ancestrais, como se fosse numa fita de cinema, Como se eu pudesse entrar num a  maquina do tempo e conhece-los um a um. O meu segundo desejo. O meu segundo desejo seria  sentir a morte como se fosse realmente uma viagem, como se fossemos a uma estação de trem ou a um aeroporto e ali nos despedíssemos com abraços e com certeza de que um dia realmente  estaríamos juntos novamente . Finalmente eu iria pedir também pra que fosse possível  que estas pessoas que hoje partem pudessem  mesmo em sonhos nos visitar com frequência para que saibamos que elas estão bem.


26/08/2018- domingo -12:10

Cortiça
Palavra do dia




Ele pegou a garrafa e após dentro colocar o bilhete que escrevera contando toda a sua historia, tampou-a com a rolha de cortiça e a jogou ao mar. Seu olho esperançoso ficou olhando até que ela estivesse a longa distancia. Depois se sentou à sombra duma palmeira pra ficar a espera de dias e mais dias até que sua mensagem chegasse a alguma mão socorrista.




27/08/2018 – segunda-feira -17:01




Crime

Palavra do dia

Existem muitos crimes políticos ocorridos ao longo de nossa historia. Até hoje se suspeita que a  morte de Juscelino Kubitschek ocorrido na Rodovia Presidente Dutra em 1976 quando seu opala preto se desgovernou supostamente após  se chocar com um ônibus e bater de frente com uma carreta ,tenha sido arquitetada por inimigos políticos.


28/08/2018- terça-feira – 18:19


Porta
Palavra do dia



Nem esperava para abrir a porta. Adentrava pelas frestas das tabuas e projetava dentro da casa aquele foco de luz formando um circulo na parede. Uma festa para aqueles olhos sonhadores, um holofote iluminando aquele palácio de madeira. É assim mesmo que ele chegava todas as manhãs. Hoje tudo isso são historias que desenho em versos. Tábua por tábua aquele relicário veio ao chão, entretanto ainda continua de pé, firme, estampado na minha imaginação.



29/082018- quarta-feira – 15:13

Palavra do dia
Emoção


Emoção difícil de se explicar, ver chegar volta e meia aquela saudade  dum tempo repleto de crianças nestes cômodos  que agora tão  vazios só  se completam quando chegam os filhos qual andorinhas,  mas que ficam depois tão frios quanto retornam batendo suas asas de volta pros seus próprios caminhos.

 30/08/2018 – quinta-feira -15:45



Simpósio
Palavra do dia


Mergulhado o mundo em total materialismo, onde os homens com sede de fama e poder nas diversas esferas politicas e sociais, necessário seria programar um Simpósio que só tratasse de amor, quem sabe pra despertar esse sentimento suplantado já  há algum tempo por outros interesses que ocasionam tantas desavenças, matanças. Intolerância que a gente vê por ai por motivos tão banais

31/08/2018- sexta-feira -  16:10.



Rua
Palavra do dia






A rua atravessava a minha porta todo dia, como a dizer venha, então eu saia e assim fui crescendo neste ir e voltar todo dia. Mas  o tempo  me colocou nas mão mochila e entre assustado e tenso me vi deixando aquelas ruas antigas por outras que foram se sucedendo trazendo novas pessoas na minha vida . E foram tantas as emoções nesta minha jornada que agora olhando pra trás todas essas ruas estampadas sinto –me agradecido por ter chegado até aqui.


01/09/018- sábado – 13:10


Desafio de domingo
Inspire-se na imagem

Nuvens balões



Nuvens feito balões sugavam as pessoas, como se fossem garras , desciam dos céus aqui e acola e iam levando uns e outros. Seria o tão comentado arrebatamento, seria a separação do joio e do trigo ou seria algo dantesco criado por computadores de super potencias para arrebanhar escravos a fim de trocá-los com extraterrestres   por tecnologia.



02/09/2018 domingo – 14:04




Vigia teus atos vigia
O teu pensamento transforma
O mal que vibra irradia
 E para ti vira norma

Se o veneno te habita
Dele também morrerá
 O antídoto que precisa
Só no amor encontrará



03/09/2018 - terça-feira -12:25



Palavra do dia: Bule

Um dia em 1973

Na mesa, bem perto,
Uma bacia amarela de plástico,
Bem cheia, pimentas, quiabos,
Alheia a um ferro e cabo preto
Pendurado.

A sacola então cansou-se,
E já deitada
Se encosta toda
Na panela de ferro preta

A tigela de vidro
A mais bela de todas
Transparente sorriso,
 já mostra os tomates vermelhos
Emaranhados uns aos outros
Feito soldados  debandados

E tem um copo
Um bule azul cheio de café
E uma toalha divina
Vermelha e branca
Uma lata de margarina
“delicia”, um garfo, outro copo
Uma marmita, um pacote,
Um guardanapo
Uma garrafa cheia de agua
 Com um copo pendurado
E eu sentado
É assim o panorama daqui agora
Quatorze de dezembro,  sexta-feira
 Hum mil, novecentos e setenta e três
nove horas, vinte minutos.



04/09/2018- terça-feira – 16:16




Palavra do dia: Largo

Ao largo do mar meu barquinho vai
Por teto as estrelas e o luar
Em dias de sol, brancas nuvens no ar
E espumas das ondas de cores iguais

Ao longo da rota outros barcos encontro
Ora navegando nas margens da vida
Sulcando viagens desconhecidas
Deixando este mar em qualquer ponto

Mas lá no horizonte onde o céu beija a terra
Eu ponho meus olhos e fico confiante
O mar vou  sangrando e seguindo adiante
Estampo meu riso e esqueço as mazelas


05/09/2018 - quinta-feira - 21:29




Palavra do dia
Sono

De um lado pro outro,
Gira corpo e cabeça
Pensamento voa
Pra longe
Ou pro nada
Enquanto o sono
Já bateu asas

E no silencio
Goteiras na pia
Tecem melodias
Que na mente vão desfilando
Através da noite
Até madrugada

Pálpebras agora pesadas
Deitam sobre  a íris
Que agora cansadas
Se entregam
Apagadas

06/09/2018- quinta-feira -22:10


Palavra do dia
Pescador


Menino!  Que estás a olhar!
O céu azul, as ondas do mar?
Ou algo que vem de longe
Uma  pérola na praia
Cansada de navegar
Seu pai , um pescador
ou quiça
Um disco voador

Menino que estás a sonhar?
Com um verso navegante
Conquistador de corações
Emocionante
Aquele que nasce na alma
Que explode e acalma
Inebria, conquista
E um a um  vai compondo a poesia!!!

Menino e mar
Parceiros desta paisagem
Reencontro
Um nos braços do outro
Livres, leves, soltos.



07/09/2018- sexta-feira -22:35





Creme
Palavra do dia





O garotinho pegou a tigela com o creme com chocolate e   de posse duma colher foi se deliciando todo, foi creme pra todo lado. Lambuzou-se dos pés a cabeça. A mãe se distraíra por um pouco providenciando o resto da receita. O fiel cãozinho deu uma mão pro menino e  começou a lamber tudo pra acabar com a sujeira. Uma cena imperdível, o rostinho  sorrindo pra mamãe quando ela chegou por perto, como se estivesse se desculpando pela traquinagem.



08/09/2018- sábado -11:45 




Desafio de domingo: Qual desses animais você gostaria de ser:? Escolha um e escreva em primeira pessoa( colocando-se no lugar do animal escolhido):Peixe, coruja, girafa, pássaro, pintinho


Pássaro

Estava eu ali pousando na janela depois de escapar da gaiola. Bem la no fundo do quintal, divisei um lindo pé de ipê amarelo. Que coisa mais linda de se ver. Decidi voar até lá, enfim liberdade. Como era maravilhosa aquela sensação de voltar a bater as asas num longo voo. Ali entre as flores decidi deixar aquele lugar que me reteve  por algum tempo. Queria voar alto, alcançar as nuvens, planar no ar, encontrar outros de minha espécie. De repente, botei os olhos na janela em que eu estava e vi aquela garotinha em prantos. A mesma que ia conversar comigo ao pé da gaiola todo dia. Aquele jeitinho suplicante tocou meu coração. Lancei um  último olhar para aquele mundo de meu Deus, de árvores, rios e cachoeiras, nuvens brancas e céu de anil. Depois, voei de volta pra aquela casa para enfeitar todas as manhãs daquela linda garotinha e pra também nuca mais vê-la ficar triste por minha causa.




09/09/2018- domingo - 11:59




Salva-vidas
Palavra do dia



A pria estava deserta, nenhum salva-vodas a vista. Do  fundo do mar foram emergindo alguns seres de aparência física estranha aos nossos olhos. Já em areia firme, foram, colhendo todas as conchinhas que encontravam aqui e acolá. Num momento em que as ondas retornavam para o mar, no embalo delas, eles retornaram também e desapareceram misteriosamente. Segundos após, algumas naves alienígenas surgiram do fundo das águas e ganharam espaço. Do alto da janela do seu apartamento , atônito, ele acompanhou tudo.


10/09/2018- segunda-feira - 23:54 






Sola
Palavra do dia




As solas dos meus sapatos
Neste ir e vir eu gasto
Procurando pelas ruas
Algumas lembranças tuas

Quer seja naquelas janelas
Coberta de flores, tão belas
Quer seja  em outros sorrisos
Que cruzam nas ruas comigo

Gastaria  ah! Meu Deus tantas
Uma, mil, nem sei mais quantas
Solas  de tênis, sapatos
Sò pra viver ao leu lado

E assim por longos dias
Feliz da vida eu diria
Pro amor não tem censura
Valeu muito esta procura


11/09/2018- terça-feira -17: 28



Cola
Palavra do dia



Cola que pode dar certo
Se faça sempre presente
Estando sempre por perto
Um dia Quem  sabe, tente

Tente mostrar teu valor
Teu coração de menino
A imensidão deste amor
Mande a ela um bilhetinho

Talvez então por escrito
Seja mais fácil dizer
Dum jeito menos aflito
Menina, eu amo você


12/09/2018 –quarta-feira- 17:40



Mola
Palavra do dia



A mola que o movia
Empurrando para frente
Nos trilhos da ferrovia
Do trem da vida fremente
Numa curva da estrada
Falhou quase de repente

Caído, sem forças, inerte
Como um pássaro abatido
Sem um sopro que o alerte
Sangrando a alma, ferido
Entregou-se a própria sorte
Já quase no ultimo gemido

Um alento, um anjo amigo
Aquele por Deus destinado
Do céu ouviu seu pedido
Resplandecente, alado
Em nuvens todo envolvido
Acercou-se do seu lado.

O aconchegou em seus braços
Tal qual pai faz com seu filho
E foi seguindo alguns passos
Deixando luz num rastilho
Pra depois voar pro alto
Levando seu protegido

13/09/2018 – quinta-feira – 22:58




Escola
Palavra do dia




Naquele sensual balanço
Às vezes um doce sorriso
Um olhar que não me canso
De dizer que era bonito
Às vezes semblante fechado
Para não falar comigo
Passava de rosto virado.

Mesmo assim apaixonado
Eu a seguia da escola
Até onde conseguia
Mesmo não me dando bola
Era tudo que eu queria

Fim de ano, levei bomba
Mas valeu o sacrifício
Um amor assim criança
Inocente, tão bonito
Ficou guardado no tempo
Como uma doce lembrança


14/09/2018 - sexta-feira – 23:35



Broche
Palavra do dia



Quando você partiu, meu mundo desabou
Naquele seu conjunto azul, broche camafeu
Ficamos em casa, somente meu pai e eu
Lágrimas que explodiam, um vazio que doía
Um dezembro sem cor na ausência deste amor

E o tempo foi girando, depois de treze anos
Papai também se foi, a saudade duplicou
E ainda se multiplica a cada ano que passa
Mas de uma maneira tão doce, não dolorida
Dá-nos alento para seguir firme na vida



15/09/2018 – sábado – 17:20




Desafio de domingo Escrever um pequeno texto. Micro ou poesia que contenha as palavras: doce, amargo, sinistro

Doce, amargo, sinistro

Amargo é não ter lembranças
Sinistro é não ter passado
Doce é viver pendurado
Em castelos de retratos

Mesmo aqueles guardados
La nos confins da mente
Mamãe, papai do meu lado
Infante, adolescente

Adulto, parti para o mundo
Acrescentei meu legado
Vivendo segundo a segundo
Intensamente centrado

16/09/2018- domingo – 11:06






Palavra do dia: Vida

Vida, cada dia um leque se abre
Cada curva revela uma surpresa
Ora um riso ou lágrima na face
Ora escuro ou lâmpada acesa

Vida, flor que logo desabrocha
Vida água, fonte, correnteza
Como tudo ela se renova
Maior presente de Deus, certeza.


17/09/2018- segunda-feira -12:41




Palavra do dia : quadro

Nos quadros da minha existência
 Doces aquarelas sucessivas

18/09/2018  terça-feira -15:29 



Palavra do dia : Chapéu

“Quintal”
Hoje nesta poesia
Esta  singela homenagem
Pro você tiro o chapéu
E louvo sua existência
Tal qual um céu estrelado
Todo dia é iluminado
Por chegar tanta presença
Vem escritor, vem poeta
Sempre num clima de festa
Pra magia da escrita.

19/09/2018- quarta-feira  -23:19


Energia
Palavra do dia




A velha casa de madeira enegrecida pelo tempo ficava sobre algumas estacas Uma escada de alguns degraus alcançavam a pequena varanda. No quintal uma enorme  paineira, uma sombra deliciosa nos dias de muito sol. Nas  noites escuras, por falta de ENERGIA, a lamparina ia iluminando os cômodos , daqui pra lá e de lá pra cá. Num prédio que ficava na próxima esquina, um cearense, sentado no chão, com seu violão entoava canções  à lua.

"Noite alta, céu risonho
A quietude é quase um sonho
O luar cai sobre a mata
Qual uma chuva de prata
De raríssimo esplendor
Só tu dormes não escutas
O teu cantor
Revelando à lua airosa
A historia dolorosa
Deste amor.

Lua, manda tua luz prateada
Despertar a minha amada
Quero matar meus desejos
Sufocá-la com meus beijos
Canto
E a mulher que eu amo tanto
Não me escuta está dormindo
Canto e por fim
Nem a lua tem pena de mim
Pois ao ver que tem te chama sou eu
Entre a neblina se escondeu.

La no alto a lua esquiva
Está no céu tão pensativa
E as estrelas tao serenas
Qual diluvio de falenas
Andam tontas ao luar
Todo o astral ficou silente
Para escutar
O teu nome entre as endeixas
Nas dolorosas queixas
Ao luar"

Nas tardes as músicas sertanejas de todos  os rádios vizinhos, sem perceber, estavam também emoldurando todos estes retratos, todas  essas lembranças.


20/09/2018- quinta-feira -14:03



Branco
Palavra do dia



Os ipês com suas cores
Branco, roxo, amarelo
Meu Deus como são belos
Com todos seus esplendores

A Paisagem colorida
Que se estampa nos quintais
Nas estradas, avenidas
São bênçãos que Deus nos traz


21/09/2018-sexta-feira – 11:58
Dia da àrvore




Sonho
Palavra do dia



Um sonho, uma viagem ao mundo interior
Vasculhando memorias antigas, todas as essências
Adormecidas historias de outras existências
Perdidas, dentro do meu eu retratadas
Amizades, amores, coisas de vidas passadas.


22/09/2018 – sábado – 11:51



Flor
Palavra do dia



Pra uma Flor, um verso adolescente
Sonhador poeta diz o que sente
Pra depois jogar pelas janelas
Ao vento palavras que eram pra ela



23/09/2018 – domingo – 12:19


Coquetel
Palavra do dia



Preparou com cuidado o tal coquetel, havia pensado muito em como fazê-lo, depois se perfumou toda, colocou aquela roupa que sabia que ele admirava, arrumou todo o cenário, a mesa com velas, uma garrafa de vinho e sentou-se a espera. Sabia que como costumeiramente, ele chegaria altas horas. Mas não se importava mais. Finalmente não iria ter mais que aturar nem o perfume barato e nem as marcas de batom nas suas roupas.




24/09/2018- segunda-feira -12:29



Cabelo
Palavra do dia




Os homens tem a mania de rotular as pessoas até por suas características físicas. A falta  de cabelos, por exemplo, é um caso. Quem se enquadra neste grupo de pessoas acaba até se tornando ponto de referência. Não deixa de ser uma forma de bulling.



25/09/2018 - terça-feira -12:40



Autor
Palavra do dia



Autor e personagem conviveram  juntos por página e páginas numa cumplicidade tão grande que ao final do livro nenhum dos dois queria deixar o cenário. Tristonho o personagem pediu ao autor nova oportunidade e foi ai então que pra alegria geral a saga teve continuação.


26/09/2018- quarta-feira – 15:52





Remoçar 
Palavra do dia


Remoçar
A cada dia, a cada estação
Dançando ao som duma canção
Nos olhos um brilho, no rosto um sorriso
No peito, uma calma, na alma uma paz
Tristeza  apenas nada  que ficou pra trás

27/09/2018- quinta-feira – 14:05


Tergiversar 
Palavra do dia


Quando o assunto era politica e queriam saber seu candidato preferido, tergiversava sempre., afinal não gostava  de ficar ouvindo outras pessoas procurando adjetivos  negativos para o seu escolhido.  Já tinha opinião formada e achava que assunto assim não levaria a nada. Ademais respeitava as opiniões politicas de outros e gostava que fizessem o mesmo com ele também.


28/09/2018 – sexta-feira – 13:46


Confusão 
Palavra do dia



Domingo era dia de  “Confusão”, principalmente aqueles dias de imenso calor. Ajuntávamos os amigos e sempre alguém da família deles se dispunha a levar-nos ao tal local. “Confusão” era como se chamava um lugar do Rio Peixe, próximo a cidade de Parapuã , onde algumas pequenas quedas d’água era a alegria do pessoal. Tão simples e tão prazeroso de divertir naqueles velhos e belos tempos.

29/09/2018- sábado – 13:53









Comentários

Postar um comentário